Publicações

Veja abaixo nossas publicações

PERÍCIA MÉDICA/PENTE-FINO: Meu benefício por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente) foi negado/indeferido pelo INSS, o que fazer?

  • 03/07/2019 12:10:44
Situação muito comum, e que acaba por causar mais sofrimento, é o INSS negar o benefício para quem de fato tem direito.
 
Essa é uma questão tormentosa, pois o INSS, no momento em que o segurado realmente precisa, deveria assegurar seu direito e conceder/manter o benefício, o que, na maioria das vezes, não tem feito. 
 
Há estatística que aponta que a cada dez benefícios negados pelo INSS, sete são restabelecidos na justiça.
 
O que demonstra que na maioria dos indeferimentos do INSS (decorrentes muitas vezes do programa chamado de “pente-fino”) são cometidas verdadeiras injustiças. 
 
Mas o que fazer se depois de passada a PERÍCIA MÉDICA DO INSS o AUXÍLIO-DOENÇA, ou a APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ou o AUXÍLIO-ACIDENTE foi negado/ indeferido?
 
Há DOIS caminhos para escolher: 
 
1] ENTRAR COM RECURSO NO PRÓPRIO INSS; ou 
 
2] INGRESSAR COM UMA AÇÃO JUDICIAL. 
 
Vamos ver cada um deles melhor:
 
1º] ENTRAR COM RECURSO NO PRÓPRIO INSS: não concordando com a decisão do INSS que nega o benefício, você pode fazer um recurso à própria Previdência Social ou solicitar um pedido de reconsideração, com nova avaliação médica. 
 
Se você optar pelo recurso administrativo, apresente de forma detalhada os motivos pelos quais o INSS deve conceder ou restabelecer o benefício.
 
Também aconselhamos juntar documentos médicos atualizados que demonstrem a incapacidade para o trabalho.
 
Outra questão importante é ficar atento ao PRAZO estipulado pelo INSS para interpor o recurso. Esse prazo normalmente consta na carta de indeferimento do seu pedido.
 
Apesar de essa ser uma opção interessante, nem sempre tem sido a mais efetiva, pois, infelizmente, em sua grande maioria, os recursos administrativos levam muito tempo para serem analisados. 
 
Além disso, a decisão costuma ser de indeferimento, ou seja, o INSS que já negou a primeira vez, indefere a segunda também.
 
Vamos ao segundo caminho:
 
2º] INGRESSAR COM UMA AÇÃO JUDICIAL: tendo o INSS negado/indeferido na primeira vez, você poderá “entrar direto na justiça” e requerer uma avaliação com perito médico especializado em sua doença incapacitante (o que normalmente não ocorre no INSS).
 
Pede-se também, judicialmente, uma verificação de todos os documentos médicos, de todas as doenças que podem gerar a incapacidade e que se leve em consideração as suas condições pessoais (profissão, idade, escolaridade, etc.).
 
Há também o pedido de pagamento de todo o valor que o INSS deveria ter pago e não fez (atrasados).
 
Essa opção mostra-se mais adequada e justa, pois busca uma análise mais detalhada da situação de cada segurado.
 
Veja: Não é à toa que de dez benefícios negados/indeferidos pelo INSS sete são restabelecidos na justiça.
 
Se você deseja algum esclarecimento ou tem alguma dúvida, nossa equipe está à disposição para lhe informar acerca de seus direitos.
 
Imagem para compartilhamento: Freepik
 
RCA - Robson Cunha ADVOGADOS
 
O escritório RCA – Robson Cunha ADVOGADOS tem unidades físicas localizadas na Serra Gaúcha, no coração de Caxias do Sul, bem como no Vale dos Sinos, na cidade de Novo Hamburgo.
 
Atua em diversas regiões do Brasil e atende também via ESCRITÓRIO DIGITAL, a fim de oferecer comodidade e bom uso dos meios tecnológicos.
 
Dentre as cidades atendidas, estão:
 
Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela, Vacaria, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Domingos do Sul, Nova Bassano, Paraí e Nova Araçá, Guaporé, Cotiporã, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, São Jorge, Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo - Scharlau, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Vendelino, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Vale do Rio Caí, Feliz, Picada Café, Morro Reuter, Capela de Santana, Tupandi, Montenegro, dentre outras.
 
Caso você queira informações sobre a disponibilidade de atendimento na sua região, contate-nos. 

Compartilhe esta publicação

0 Comentário(s)

Deixe um comentário